Páginas

sábado, 31 de março de 2012

Esmalte e Receita: Nega Maluca

Para aquele cafezinho da tarde, esta receita é uma ótima pedida. Aqui no RS costumamos chamar o Bolo de Chocolate de Nega Maluca. Sinceramente não sei o porquê do nome, consultei o "Pai Google" e há várias especulações, mas nenhuma que me convencesse. Acredito que venha da época dos escravos no Brasil, assim como o "Escondidinho".



Panvel Desire, duas camadas


NEGA MALUCA

INGREDIENTES:
- 1 Xicara de chá de açúcar;
- 1 Xicara de chá de chocolate;
- 3 Ovos inteiros;
- 1 xicara de chá de azeite;
- 1 Xicara de chá de água fervendo;
- 2 Xicaras de chá de farinha de trigo;
- 1 Colher de sopa de fermento em pó;

Junte todos ingredientes, misture bem. Acrescente a água fervendo e por último o fermento. Mexa um pouco, coloque em uma forma polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno, deixe assar durante 45 minutos.

Cobertura:
- 5 colh. açúcar
- 5 colh. chocolate em pó
-  5 colh. leite
- 2 colh. manteiga

Levar tudo ao fogo, em uma frigideira, mexendo sempre. Se quiser mais mole, deixar pouco tempo no fogo, até levantar fervura. Se quiser mais durinha, deixar mais tempo no fogo.




  Para a alegria da criançada, 
que tal decorar com balinhas do tipo Confeti ?
 A Lulu adora me ajudar nas receitinhas.
Nas pequenas unhas, Panvel Brisa.

 O efeito é lindo, não ? 
De encher os olhos e dar água na boca !


Minha assistente tão querida e amada!


Quer mais receitas gostosas ? 
Mais unhas maravilhosas ?
Então passa lá no blog da Fernanda Reali
Vem trocar receitas e brincar com a gente !


Este post também participa do  
Mosaico no Capricho da Neli 




Beijo, beijo, beijo, gurias queridas !!!
Sejam todas bem vindas, estou devendo visitas,
mas me espera que eu chego aí, tá ?
Um ótimo findi para nós !

29 comentários:

Rose Maria Simoes disse...

Que delicia de bolo. Meus filhos sao loucos por este bolo.Tinha perdido a receita, agora vou copiar a sua.
Bjs!

Mãe Vaidosa disse...

claro que já anotei a receita pra fazer nas férias da família.
Amei
Bjks
http://makeviagem.blogspot.com.br/2012/03/esmalte-e-receita.html

bau da lola disse...

Bolo criança linda maluca.
Sempre faço para os meus eles amam.
beijo

Cristin disse...

Gosto muitoo desse bolo!!! Delicioso!
E que fofura sua assistente!!!
Bj bonita

Unknown disse...

Que deliciaaaaaaaa!
Irei fazer com toda certeza, é super fácil né?!
Meu filho vai adorar, eu também e o meridão claro.
Ficou lindo tua receita e as unhas!!!
Amo esmaltes panvel
http://maniasdadiva.blogspot.com.br/2012/03/esmalte-e-receita.html

Jo Turquezza disse...

Nega maluca rsrsr estranho nome, mas é uma delícia!
Eu faço essa receita também, a minha não leva azeite e sim manteiga ou claybom.
E que lindinha sua ajudante, com unhas tão fofinhas quanto às da mamãe.
Bom domingo para vocês.
Beijos.

Marion disse...

Ah, delícia! Não sei fazer... bolo não é comigo. Não acerto. Um dia, quem sabe, volto a tentar!!! Esse teu ficou liiiind. E tua assistente, ai que vontade de dar uma mordida...! Abs.

livroslt@hotmail.com.br disse...

Simples e lindo assim com confete! E não pude deixar de reparar nas unhas azuis da fofura! Bjssss.

Uma parte de mim disse...

Que delícia de bolo! me deu água na boca e sua assistente é muito linda!!, anotei a receita,bjo.

Geh disse...

Que boniteza de bolo hein!!!!
LINDO esmalte!!

B-jokasssssssssssssss

Valeria Marchello disse...

Olá Fabi, que saudade de passar por aqui...tava te devendo uma visita né??? Mas to que nem vc, aos poucos vou chegando em cada casinha...rsrsr
Amiga, eu amo nega maluca, aqui em casa todo mundo adora, é o bolo mais pedido!!
Lindo seu esmalte, adorei, adoro alaranjados!!!
Sua filhota é uma fofa!!!
bjksss e tenha uma linda semana!!!

Eunice Maria disse...

Oi, Fabi! Que bolão lindo, hein? Acho que chama Nega Maluca porque depois da cobertura leva granulado de chocolate. E fica como se fosse um cabelinho espetado. Acho que é isso. Linda a sua ajudante, de unha pintada e o sorriso igual da mãe! Beijinho, Eunice.
http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

Bia Jubiart disse...

Oi amiga! Parabéns! Pela sua linda princesa e a coletiva dois em um, ficou perfeita!

Doçura, fofura e beleza!

Mias tade vou na Neli abelhudar mais receitinhas...

Beijossssssssss

ANDRÉA disse...

Menina, que modelo mais linda!!!!!
Uma Princesinha!!!!
Adorei a cor e o Bolo ai, ai...
Se eu pudesse comer um pedacinho pelo computador.
Bom, também estou na blogagem e eu mesma fiz a minha unha e tirei um pedacinho do dedo.
Não repara, fiz de tudo pra esconder
É que eu queria participar né?

Beijos
Andrea

Lola disse...

Adorei o bolo nega-maluca todo enfeitadinho com confete. Ainda mais com essa assistente lindona com sorriso farto hein???
Amei o laranja nas unhas frô!
Bjs

Fernanda Reali disse...

É igual ao peteleco da nestlé, só que o peteleco vai bicarbonato de sódio. Adorooo

Já pinterestei teu bolo e tua ajudante

http://pinterest.com/pin/246994360783743096/

Bia Lima disse...

Aiii, que gostosura esse sorriso, gente!!!
Nossa, amei essa receita usando o azeite... menos culpa na hora de devorar...

O esmalte é lindo!!!

Bom domingo pra ti!!!

Beijo

AnaCristina disse...

esse bolo deve ter ficado otimo!

quer muffin de limão?

http://anacristinap.blogspot.com.br/2012/03/esmalte-e-receita.html

bom domingo, bjo bjo

Cantinho da Zazá disse...

Fabi!!!!
Desculpa...fiquei com tanta "água na boca" que nem reparei nas unhas!

"pera aí"... deixa eu ver de novo ...

...
...
...

Desire? Mas é o que estou sentindo!!!!

E a Lulu então? Toda cheia de brisa... LINDA! LINDA! LINDA!

Bjs e um Bom Domingo!

Zazá

Chris Ferreira disse...

OI Fabi, adorei o esmalte, a nega maluca decorada com confeti e a sua princesinha. Que assistente mais linda.
Também não sei a origem do nome Nega Maluca não. Só sei que é boa demais.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Calíope Corrêa disse...

Que gracinha essa meninaaaaaa!!! ^^

Bjussssss

Neli Rodrigues disse...

Esse bolo é covardia, hein???
Que lindo, delicioso, quem não vai gostar?
Bjs

Carmen Ferreira disse...

Oi Fabi
amei sua receita por causa do azeite, a minha é com óleo. os confetes ficaram maravilhosos em cima, a filhota adorou né? bjos pra ela e par você ♥...

Késia Mara disse...

Lindo bolo e amei a receita, vou tentar fazer a versão diet com adoçante forno e fogão, será que dá certo?
Boa Semana
por K.M

artes e arteirices disse...

que sorriso mais lindo e bolo mais gostoso.....
beijus e tenha um fim de semana abençoado...

Pitadasdilu disse...

A primeira vez que comi nega maluca foi lá no Rio, e é claro pelas mãos de uma gaúcha que era mãe de uma amiga, peguei a receita e faço até hoje... essa tua tá linda demais! Que fofura esse sorriso da tua pequena, e com uma ajudante assim não tem como não nos alegrarmos.
Bjos, Lú.

Pitadasdilu disse...

Acabei esquecendo de falar do esmalte, lindo! Tenho um laranja assim, mas ainda não usei.
Bjos, Lú.

Anônimo disse...

Que delícia de bolo!
A fofinha linda se esbaldou!

Um excelente fim de semana para ti!

Unknown disse...

Evinha fez propaganda, ai eu vim te conhecer. Rssssss

Que aparencia boa esse bolo. Hum...
E que carinha mais feliz da garotinha. Fofinha!

Tudo de bom Fabi.

Bjsss